O Programa

O Programa será composto de projetos específicos que envolvem uma gama de serviços a fim de criar um ambiente favorável para a aplicação da metodologia nas organizações participantes de forma a melhorar o seu gerenciamento, o acesso a mercados e às políticas públicas, a prática dos princípios e valores inerentes as organizações participantes e a adoção de um processo de certificação participativa.

Assim, além do suporte técnico da Ong Educoop, instituição gestora do Programa, será formada uma equipe de acompanhamento dos planos de ação das organizações participantes através de multiplicadores de outras organizações inseridas neste processo. Estes multiplicadores terão a responsabilidade de monitorar os planos de ação de cada organização, aplicando assim a prática da autogestão. Dessa forma, será estabelecido uma forma documentada e participativa de planejamento, monitoramento e assessoria as organizações.
 Figura 1: Fases do Programa Nacional de Certificação Participativa Juntos Somos Fortes

As fases do Programa são descritas na figura 1, onde após a adesão das organizações ou grupos informais ocorre a certificação de adesão e o início da vivência dos projetos específicos. Após a adoção dos projetos específicos, a organização recebe a certificação definitiva do Programa Juntos Somos Fortes.

Projetos Específicos

O presente Programa será composto por 5 projetos específicos coordenados pela equipe técnica da Ong Educoop e orientado por um Conselho Gestor nomeado para coordenar as ações. Os 5 projetos a serem vivenciados pelos participantes em suas organizações são:

Para cada projeto específico será aplicado diagnósticos para possibilitar o planejamento e monitoramento das ações.


Objetivo Geral do Programa
Desenvolver o maior e mais completo programa de formação e assessoria para as organizações do terceiro setor que possibilite o fortalecimento dos aspectos associativos e gerenciais específicos destes modelos singulares de organização e a adoção de um processo de certificação participativa. 

Objetivos Específicos do Programa
  • Possibilitar a aplicação prática dos princípios e valores preconizados para as organizações e grupos informais beneficiadas pelo Programa;
  • Certificar as organizações beneficiadas pelo Programa;
  • Melhorar as formas de gestão para acesso a mercados e políticas públicas.

Metas do Programa
  • Formar, em cada organização beneficiária, multiplicadores que fomentarão o processo de educação e assessoria do Programa;
  • Criar uma estrutura adequada para beneficiar todas as organizações do terceiro setor do Brasil;
  • Certificar as organizações integrantes do Programa Nacional de Certificação Participativa Juntos Somos Fortes através de um selo de qualidade.

Os públicos alvos do Programa Juntos Somos Fortes serão:



  • Diretores;
  • Conselheiros Fiscais;
  • Associados das cooperativas, associações, fundações;
  • Participantes dos grupos informais, e;
  • Assessores e equipe técnica dos grupos informais ou das organizações.
  • Um comentário: